INFILTRAÇÃO DO QUADRIL
A Infiltração do quadril com ácido hialurônico é uma excelente opção de tratamento não cirúrgico para casos específicos, trazendo alívio sintomático ao paciente e possibilidade, até mesmo, de retorno às atividades esportivas com restrição de impacto. Apesar de possuir indicação restrita (casos de osteartrose incial ou pacientes com contra-indicação ao procedimento cirúrgico devido condições clínicas) este procedimento possui excelentes resultados.
O ácido hialurônico, também chamado de hialuronano ou hialuronato, é uma substância semelhante a um gel que está naturalmente presente em todo o corpo humano. Nas articulações, o ácido hialurônico natural tem várias funções, incluindo:
Lubrificação. O ácido hialurônico se liga bem à água, produzindo uma consistência viscosa e gelatinosa. Este fluido viscoso fornece lubrificação e também atua como um amortecedor de choques dentro da junta.
Crescimento de cartilagem e osso. O ácido hialurônico ajuda no crescimento e desenvolvimento da cartilagem e osso das articulações, promovendo o crescimento de novas células e tecidos.
Reduzindo a inflamação. O ácido hialurônico desempenha um papel importante na redução da inflamação das articulações e da dor causada por lesão ou degeneração do tecido.
Nas articulações e no resto do corpo, o ácido hialurônico também atua como um hidratante, mantendo os tecidos hidratados. As maiores concentrações de ácido hialurônico são encontradas nas articulações e no globo ocular, onde ajuda a proteger as lentes dos olhos.
Como o ácido hialurônico é um medicamento espesso que serve para suplementar seu próprio ácido hialurônico e evitar que os ossos se arranhem, o mecanismo usado é semelhante a um lubrificante para ajudar a diminuir a inflamação e aliviar a dor.
As injeções de ácido hialurônico ajudam a reduzir a dor causada pela osteoartrite. Alguns pacientes obtêm alívio dos sintomas em poucos dias. Os benefícios totais geralmente são alcançados 3-5 semanas após o tratamento. O efeito máximo ocorre por volta das 8 semanas e o tratamento pode proporcionar alívio da dor por até 9 meses. A resposta varia e as injeções não ajudam a todos.