IMPACTO FEMOROACETABULAR (IFA)

Ortopedista especialista em impacto femoroacetabular
Ortopedista especialista em quadril Dr. Roni Serra

Uma causa comum de IFA é uma anormalidade de desenvolvimento da bola, resultando em crescimento ósseo excessivo (lesão de came), que encosta na borda do encaixe durante a flexão profunda. Alternativamente, o IFA pode surgir devido a uma cavidade excessivamente profunda ou anormalmente orientada (lesão em pincer) com uma restrição dolorosa semelhante no movimento. Às vezes, a anormalidade óssea é bastante sutil e o impacto se deve às altas demandas colocadas no quadril (balé, hóquei, futebol, etc.). Com o tempo, o choque repetitivo pode causar rompimento do labrum, danos à superfície da cartilagem e artrite precoce.

Quais são os sintomas típicos do IFA?

Os pacientes com IFA geralmente apresentam dor na virilha relacionada à atividade e / ou sintomas mecânicos, como cliques dolorosos e pegada profunda no quadril. Com o tempo, a dor pode se tornar constante e limitar significativamente a capacidade do paciente de participar de atividades recreativas e da vida diária.

Qual é o tratamento para o IFA?

A primeira linha de tratamento é o manejo conservador, que consiste na modificação da atividade para evitar posições de choque, fisioterapia para fortalecer a musculatura circundante e várias injeções para reduzir a inflamação e proporcionar alívio temporário. Quando essas medidas não fornecem alívio adequado dos sintomas, a próxima etapa é corrigir cirurgicamente a anormalidade estrutural subjacente

A cirurgia para IFA evoluiu nos últimos 15 anos, desde a luxação cirúrgica aberta até a artroscopia de quadril minimamente invasiva. O objetivo da cirurgia é reparar o labrum rompido com o uso de âncoras, remodelar a bola e o encaixe removendo o excesso de osso para resolver o conflito de impacto e tratar qualquer dano à superfície da cartilagem por meio de técnicas de regeneração da cartilagem. Idealmente, a cirurgia para impacto deve ser realizada antes do início de dano significativo da cartilagem superficial, pois isso é irreversível e, quando presente, pode resultar em resultados inferiores.