Bursite Trocantérica
É uma inflamação da bolsa de gordura que protege a parte lateral do quadril, usualmente associada a tendinite da musculatura glútea com dificuldade para deambular e realizar atividades físicas.
O que é a bolsa trocantérica?
A bursa trocantérica, muitas vezes referida como a bursa do quadril, é um saco membranoso que reveste o trocanter maior (protuberância óssea externa do quadril), permitindo que a banda iliotibial sobreposta (banda IT) deslize para frente e para trás durante as atividades sem atrito. No estado normal, há pouco líquido na bursa e o tecido está colapsado sobre si mesmo e composto de pouca substância.
O que é bursite trocantérica?
A bursite trocantérica refere-se a uma inflamação da bursa trocantérica que normalmente se desenvolve ao longo de várias semanas a meses, causando dor e disfunção. A condição está correlacionada com dor lombar e distúrbios degenerativos do disco da coluna lombar. À medida que os músculos lombares e pélvicos se tornam descondicionados, o estresse excessivo é colocado nos abdutores do quadril, que ficam sobrecarregados e não conseguem manter o equilíbrio pélvico adequado durante a caminhada ou em pé. Como resultado, a perda do equilíbrio pélvico coloca uma tensão excessiva na banda IT, que se torna tensa e esfrega no trocanter maior. O aumento da pressão causa inflamação e espessamento da bursa trocantérica (bursite), levando à dor e disfunção.
Como é tratada a bursite trocantérica?
O tratamento para a bursite trocantérica é centrado no alongamento da banda IT, fortalecimento do abdutor do quadril e fortalecimento e condicionamento do músculo central / paraespinhal. Freqüentemente, a dor da bursite impede que os pacientes participem da fisioterapia e uma injeção de corticosteroide na bursa trocantérica pode ser realizada para dar alívio. Apesar da natureza de curta duração da injeção, os pacientes que completam um curso completo de terapia geralmente melhoram significativamente no momento em que a injeção passa e, ocasionalmente, precisam de uma segunda injeção para resolver completamente a condição.
Os pacientes que não apresentam melhora com fisioterapia e injeções podem ser candidatos a um procedimento minimamente invasivo para desbridar a bursa trocantérica e liberar parcialmente a banda IT apertada. O procedimento, embora bom para redução da dor, pode resultar em redução da força no quadril e, como resultado, deve ser considerado com cautela.