ARTROSCOPIA DE QUADRIL

artroscopia de quadril
Ortopedista especialista em quadril Dr. Roni Serra

A artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo usado para tratar uma variedade de doenças do quadril. Os objetivos da artroscopia do quadril são promover a cura e preservação do tecido biológico nativo e prevenir, ou retardar significativamente, a necessidade futura de cirurgia de substituição da articulação (Prótese).

O Dr. Roni faz duas ou três pequenas incisões (cada uma com cerca de 2cm) na parte externa do quadril e utiliza câmeras de fibra óptica e instrumentos especializados para reparar a cartilagem danificada e restaurar a anatomia óssea normal. Também tem experiência em realização da ambas as técnicas descritas para o procedimento (out-in, de fora para dentro) e in-out (de dentro para fora), a escolha da técnica a ser utilizada depende do paciente e de sua deformidade. Ao contrário da artroplastia de quadril, ou substituição da articulação, que envolve o uso de rolamentos artificiais para substituir a articulação, neste procedimento há preservação da articulação do paciente, buscando restaurar uma anatomia funcional do quadril.

Qual é o sucesso da artroscopia de quadril?

A grande maioria dos estudos científicos produziu resultados bons a excelentes em 80 – 95% dos pacientes adequadamente selecionados submetidos à artroscopia de quadril; com alguns estudos relatando benefícios duradouros por até 10 anos no pós-operatório. No entanto, dado que a artroscopia do quadril é uma subespecialidade nova e em evolução na ortopedia, ainda não temos resultados em longo prazo, estendendo-se além de 10 anos, para saber se esses benefícios são mantidos. A reprodutibilidade desses resultados depende de muitos fatores. O Dr. Roni o ajudará a compreender sua condição única e o que você ganha com a cirurgia, para que possa definir metas e expectativas realistas.

Vou precisar fazer fisioterapia após a artroscopia do quadril?

Com certeza. A fisioterapia é fundamental para garantir que você obtenha o melhor resultado de sua cirurgia. Com a orientação de seu terapeuta, você avançará progressivamente nas várias etapas de sua reabilitação, conforme descrito em nosso protocolo pós-operatório. Seu terapeuta terá alguma flexibilidade para modificar com segurança sua progressão a fim de atender às suas expectativas e objetivos específicos.

Em quanto tempo retorno às atividades esportivas?

O tempo exato de retorno às atividades esportivas depende de cada caso, mas de maneira geral são necessárias 04 semanas com muletas. Retorno a academia dentro de 01 mês de pós-operatório e retorno às atividades esportivas em 3 a 6 meses, a depender da intensidade da atividade, da lesão existente e do procedimento realizado durante a artroscopia.